quarta-feira, abril 01, 2009

Quer que eu segure?

Já tinha até me esquecido de certas cordialidades mundanas. Agradeço aos catarinenses por fazer-me lembrá-las, essa em específico: é de bom tom perguntar às pessoas que estão em pé no ônibus se elas desejam ter as suas coisas seguradas por quem está confortavelmente sentado. É interessante investigar porque o impulso solidário diante do sofrimento visível e estampado se retrai e se intimida, entre curitibanos, numa situação tão banal como esta.

 

5 comentários:

Caminhante disse...

Eu já passei pela situação de estar com 7 livros de capa dura (3 no esquerdo e 4 no direito) e passar a viagem toda de pé e nenhuma alma caridosa se ofereceu pra me ajudar =X

Eros disse...

E eu já me ofereci para segurar a bolsa da pessoa e ela me olhou com cara de indignada e desconfiada. Vai ver todo curitibano se acha forte o suficiente para não precisar deste tipo de ajuda.

Unknown disse...

Hehe..

Engraçado, caro Eros..

Ia tecer justamente este comentário.

Uma vez, ainda em Curitiba, também me ofereci para segurar os livros de um rapaz.

Ele também me olhou com olhar desconfiado, negou a gentileza com um: não precisa, vou descer logo ali.

Bem.. não sei o que ele quis dizer com logo ali, mas me lembro bem de ter decido antes dele.

Eros disse...

Vai ver as pessoas aqui se preocupam tanto com as outras que elas preferem sofrer em pé do que importunar quem está alegremente sentado e quem está alegremente sentado respeita essa vontade de quem está sofrendo em pé.

Marcely Costa disse...

eu ia dizer alguma coisa, mas seu último comentário disse tudo! xDD