quinta-feira, setembro 16, 2010
Do Aluno
Supostamente é um espécime ávido por saber ou, se não tanto, pelo menos comprometido em aprender, por razões internas ou externas. Na prática, porém, não conseguimos saber ao certo porque a maioria está ali. Seus comportamentos não parecem ser meios adequados à finalidade de aprender. Tome, por exemplo, o caso do aluno que, ao ficar ciente de uma nota já revela estar indignado com ela sem nem olhar para as correções ou mostrar curiosidade por elas. Tal aluno, por princípio, não aceita ser avaliado, não aceita ser corrigido e, portanto, não aceita ser ensinado. E, no entanto, por que ele despende energias para aparentar ter o desejo de aprender alguma coisa? São os mistérios da educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
A nota se tornou mais importante que o conteúdo nessa situação. Não julgo o aluno por isso, acho até normal que isso aconteça, devido ao próprio método imposto de se julgar o conhecimento do aluno por uma nota, o que acaba sendo o alvo do aluno antes do real conhecimento - quando não há o interesse do mesmo. Acho que uma pessoa somente aprende quando há o interesse dela por detrás disto. Se for por obrigação, o resultado será este que cansei de observar na minha época de colégio.
Esqueci de dizer que o meu contexto é o universitário, o que pelo menos legitima um pouco mais a assunção de que o aluno deve ter grande compromisso com o seu aprendizado e interesse pelo mesmo.
Postar um comentário