sábado, janeiro 05, 2008

Humilhação

Pior do que ver uma criança chorando é ver um homem humilhado, possesso na sua dor, completamente encerrada pela sua fraqueza; a fúria fervilhando vermelha nos olhos, de onde ela não sai jamais, mas está ali estampada para qualquer um ver. O humilhado não tem forças para irradiar o seu ódio, de outro modo ela findaria antes mesmo de nascer, no tapa reativo, no "não, isso eu não aceito!". Sofre moralmente e emocionalmente. Seu ódio contido só lhe corrói, veneno mortal ao amor próprio. Ele fraquejou, não o conheço, não sei seus motivos, as convenções sociais que lhe passaram pela cabeça, o poder alheio que estimou, mas calou-se, mordeu-se por dentro, enrolou a própria língua. Eu vi quase de perto, atento, e ele notou que o via, o que, infelizmente, só ajudou a aprofundar ainda mais a sua humilhação, mesmo que eu estivesse lhe dizendo, "oh não, eu entendo". O melhor era não ter entendido, não ter visto nada.

O ofensor, por seu turno, não parecia estar minimamente perturbado, agia com tranqüilidade e desenvoltura, como se aquela violência irrompida de suas mãos e boca fosse o seu natural. Imagino mesmo que fosse. Tanto orgulho, tanta força, tanta vontade de se expor e se mostrar que qualquer sensibilidade mais aflorada sente-se mesmo humilhada na sua presença. Seria diferente se ele tivesse a intenção de ofender. Mas ele sequer parecia perceber a humilhação do ofendido, seguia rente, sem nem encará-lo.

Eu fico me perguntando, independentemente da força/vontade de cada um, vocês não têm curiosidade de saber o efeito do que diz e faz no seu interlocutor?

2 comentários:

Raquel disse...

"vocês não têm curiosidade de saber o efeito do que diz e faz no seu interlocutor?"

Nossa, perfeito! Mas fico pensando o seguinte: será que é possível conhecer esse efeito? Eu tenho essa curiosidade sim, sem dúvida. Mas não sei se isso é possível inteiramente. O máximo que podemos fazer é observar a reação do outro e seu comentário após seus discursos ou atitudes. Pois mesmo perguntando, a pessoa não será 100% sincera...
Quanto a pessoas que humilham os outros, sem comentários, dá nojo!

Eros disse...

Oi Raquel, mesmo que não seja possível saber completamente o efeito sobre o outro, até pela ampla variação de sensibilidades, saber alguma coisa já é ótimo. Eu pelo menos penso assim.