quarta-feira, dezembro 26, 2007

Serra Verde Express




Depois que ela nos entregou as latas de refrigerante, explicou: "abre de baixo para cima, puxando o pino, está bem?". Eu e minha irmã nos olhamos com ares de incompreensão. Procurei pelas minhas fraldas, meus pais ou qualquer pessoa mais velha que pudesse ser legalmente responsável por mim e pela minha irmã. Ninguém, estávamos sós, a mercê da própria sorte e, para falar a verdade, adultos. A frase foi lançada de chofre sem pensar, só pode. A despeito dessa bola fora, a guia foi super simpática, loquaz e cativou-me com o seu sorriso largo e amistoso. Pensei até em fazer o passeio novamente só para vê-la outra vez. Para falar a verdade, eu sempre caio de admiração por essas pessoas que lidam com o público com desenvoltura, seja a simpatia fingida ou não. Elas têm um talento que eu definitivamente não tenho. Admiro mesmo, fico olhando embasbacado.



Mas vamos ao que interessa: são três horas e meia de puro verde, serra, pontes, túneis, corredeiras e represas. Valeu à pena sim. E preste muita atenção nessa dica: opte pelo lado esquerdo do trem. Ao comprar a passagem, vão lhe dizer que a venda é seqüencial. Se der azar e a próxima for do lado direito, espere aparecer alguém para comprá-la e compre logo em seguida a do lado esquerdo. A melhor vista da serra, panorâmica, que se estende até o mar, está desse lado. Não sabia disso e me senti prejudicado.



A segunda dica é que não tem muita coisa para fazer em Morretes além de comer o tal do barreado, prato típico do litoral do Paraná e que, diga-se de passagem, ainda não me convenceu. Assim, não façam a burrice de comprar a passagem de volta, no caso de preferir o retorno de ônibus, depois do almoço. Não pensamos nisso e ficamos presos na cidade até às 16:00, num calor infernal. Pelo menos conseguimos um banco debaixo de umas árvores na beira de um rio e ali ficamos lendo por umas duas horas.



E se você, como eu, for muito calorento, considere fazer esse passeio em outra época, no outono ou inverno. Estava insuportavelmente quente.

2 comentários:

Caminhante disse...

Eu fui pelo lado direito, só que na época em que não tinha sido privatizado e o preço era quase de uma passagem de ônibus. Tbm me senti prejudicada e não tive ânimo de ficar de pé pra olhar a vista dos outros. =/

Anônimo disse...

Eu também fui do lado direito.porem não me senti nada prejudicado, minha esposa e eu aproveitamos muito a viagem, se dúvida que as pessoas que pegam o lado esquerdo terão uma melhor vista, mas é possível acompanha tudo que a bela serra do mar apresenta não se extresando, afinal, acredito ser esse o objectivo, de passeios com este; quanto não terem o que fazer acredito ser pura falta de imaginação e senso de aventura, pois o local oferece inúmeras atracções naturais, é possível também ir até antonina cidade histórica, paranaguá, ou mesmo, para os mais preparados descer o rio nhundiaquara de bóia (boiacross), espírito aventureiro e lembre-se que a diversão quem faz é você.