quinta-feira, maio 17, 2007

Graus

Um dia Alfredo me procurou chorando com uma pergunta no peito. Queria saber porque as mulheres rejeitavam o amor que ele lhes dava gratuitamente. Ao natural, respondi que era para não lhe implantar uma falsa esperança no coração. Alfredo apertou minhas mãos e retrucou em desespero: "Mas eu não espero nada! Minha única espera é que aceitem o que lhes dou, nem um centavo quero em troca". Apesar de não acreditar muito nessa absoluta abnegação de expectativas, percebi, enquanto olhava para o sofrimento de Alfredo, que há diferentes graus de rejeição. Não dar nada a quem te quer é irrisório perto de nem receber o que ela lhe dá.

4 comentários:

Anônimo disse...

Talvez o primeiro erro de Alfredo tenha sido esse "dar gratuitamente"; o ser humano -raríssimas exceções - somente valoriza, e busca, o que o incita ao crescimento. Esse dar é, em 99,9999999999 % das vezes, contraproducente, ínfimo, tacanho e mesquinho de si mesmo. Alfredo deveria vender; e vender caro: valorizar o amor sincero e amplo que tem e cobrar bem caro por este. A primeira idéia que se toma, no "dar" e no "dar abnegadamente", é uma impressão de que se está oferecendo um lixo que nem mesmo para ser reciclado serve... Que Alfredo, ao pensar nas mulheres, venda-se... caríssimo. Caríssimo. Acho que ele está precisando estudar antropologia...

Eros disse...

Acho que Alfredo tem ciência do fato de que o escasso tem valor maior que o abundante. No entanto, apesar de Alfredo dar amor gratuitamente, isso não significa que ele dê indiscriminadamente. Talvez a pessoa não precise fazer nada para receber, daí a gratuidade, mas certamente ela precisa ter algo, digamos, in nature, para estar apta a receber. Alfredo é seletivo na doação.

Conhecendo o idealismo de Alfredo como eu conheço, penso que Alfredo se absteria de usar o conhecimento que tem sobre o ser humano para persuadi-lo a ter certos sentimentos. Lhe soaria inautêntico , apesar do sucesso que poderia obter.

Eu, no entanto, tendo a concordar com você Anônimo em parte. Dar sem receber não rola. Nem me soa humano que alguém possa dar sem criar expectativa de receber. Imaginar o contrário tem cheiro de uma virtude cristã muito pouco palpável.

Anônimo disse...

Não é proposital que a postagem "ETERNO" não permita comentários, não é mesmo? Ela está tão profunda...

Eros disse...

Não, foi um equívoco já corrigido. Obrigado por apontá-lo.