sábado, agosto 05, 2006

Espera

Nunca espere absolutamente nada de outro ser humano. Deixe-o completamente livre. Se, ainda assim, ele lhe der algo, será genuíno. Espere menos para sofrer menos também.

3 comentários:

Eros disse...

Não sei, acho que esperar algo de alguém é uma forma de pedir. Se você espera demais, acaba colocando um peso sobre o outro por meio da sua espera. A não ser que você faça um esforço descomunal para esconder a sua espera. Mas aí já começa a entrar no terreno pantanoso da omissão.

Pode-se e deve-se viver intensamento consigo mesmo e pode-se e deve-se esperar o máximo de si mesmo. No que diz respeito a si, pise mesmo fundo no acelerador. Mas, no que diz respeito ao outro, se pisar demais, pode vir a atropelá-lo.

Maria Helena disse...

Acho que a gente não pode ter medo da entrega. Eu prefiro me arrebentar na expectativa do que não esperar nada, a indiferença é muito triste. E o outro é que aprenda a lidar com as minhas expectativas tb. Todo mundo tem as suas, é impossível viver sem esperar algo das pessoas e precisamos aprender a equacioná-las. Eu não quero carregar nada sozinha nem acredito que as expectativas surjam apenas na minha cabeça doida. As pessoas fazem a parte delas na construção das minhas expectativas; resumindo, conversando a gente se entende. E peso sempre existe, mas pode ser melhor distribuído.

Eros disse...

Sim, Helena, não podemos ter medo da entrega. E na euforia da paixão ou mesmo do amor, geralmente nos entregamos. Sem a entrega você não se liberta.

E sim, Olga, você está certa, devemos aprender a esperar o melhor para o outro sem cobrar. Uma espera que é um querer bem. Mas nem toda espera é assim, tem algumas esperas que são demandas; algumas esperas são orientadas para si e não para o outro.