quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Relações

Outra regra de ouro para minha existência salubre e pacífica: afastar-me de pessoas interesseiras e rancorosas. O interesseiro é alguém que te usa, que tê vê como instrumento, potencial fonte de ilusões e frustrações se você não mantém com ele sempre muito bem consciente o mesmo tipo de relação. Como só gosto de instrumentos inanimados, prefiro deixar os interesseiros de lado. O rancoroso é alguém que, diante de alguma negativa sua, de qualquer tipo que seja, lhe retorna algum tipo de ódio. Ele se sente ferido pela sua negativa e quer te ferir também. Como não sou masoquista, não vou embranquecer os meus fios de cabelo com pessoas cuja obsessão é me maltratar. Engraçado que o rancoroso só depõe contra si mesmo. A pessoa que antes te fazia vários elogios sobre um determinado aspecto, agora o execra sob esse mesmo aspecto. Ou seja, os elogios de antes têm o mesmo valor que as ofensas de agora: nenhum. E a pessoa rancorosa assim demonstra ser incapaz de emitir um juízo minimamente desnudado da sua emoção, seja ela favorável ou não. Longe de mim querer defender imparcialidade absoluta, mas, enfim, um mínimo de objetividade é possível e desejável. Concluindo: xô xô interesseiros e rancorosos!

3 comentários:

Raquel disse...

Meu amigo, é por isso que você é perfeito!!! Concordo com tudo, na íntegra!!! =*

Patr�cia disse...

Acho que às vezes eu sou um pouco rancorosa. Mas só um pouco.

Anônimo disse...

Eu classificaria esse tipo de pessoa de invejosa, e não de rancorosa. A pessoa já tinha uma inveja tua, que se sustentava por bem pouco. Aí, depois de algum pretexto, ela se sente livre pra dar vazão a todo seu ódio.

Caminhante